Na manhã do último sábado, dia 9, o Auditório do CNSD foi palco de uma apresentação emocionante do projeto “Vivenciando Ensinamentos Bíblicos e Espiritualidade”, que lotou o espaço com as famílias da comunidade educativa.
O projeto nasceu há treze anos, do desejo de oferecer aos alunos um protagonismo, trabalhando a vivência da espiritualidade e da atividade teatral.
Coordenado, hoje, pelos professores Tatiane Morgado (Ensino Religioso), Carlos Guzzo (Ensino Religioso / Filosofia), Sandro (Ensino Religioso) e Laura (Teatro), o projeto trabalha os temas da Campanha da Fraternidade, que sempre traz uma reflexão humana, social e espiritual. “É uma atividade que envolve alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, porém separados em dois grupos: do 2º ao 5º ano, capitaneado pelo 5º ano, e do 6º ao 9º ano, regido pelo 9º ano. Isso porque a compreensão e as reflexões são diferentes para cada faixa etária”, explica a professora Tatiane. “Os alunos dos últimos anos pensam numa história e então levamos para todas as salas a reflexão desse tema, com muita conversa, pesquisa, ouvindo todas as opiniões, até decidirmos como cada sala pode contribuir para que o espetáculo teatral seja montado”.
O Diretor-geral do CNSD, Prof. Elton Zanoni, falou sobre a importância do projeto: “por meio da linguagem teatral, de um ambiente lúdico, coletivo e criativo, busca-se levar aos alunos o conhecimento das entrelinhas que fazem parte da Campanha da Fraternidade. A apresentação aos pais, familiares e convidados vai muito além do vínculo afetivo: é uma forma de multiplicar os conhecimentos adquiridos durante o processo, possibilitando ao aluno viver um papel educador”.
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos surpreendeu os presentes, que se encantaram com as reflexões apresentadas. O exercício dessa vivência expôs a compreensão das crianças e jovens sobre a importância de ajudar ao próximo. Também trouxe um alerta sobre as “propagandas enganosas” e levou os presentes a uma viagem pela história, mostrando como a política influencia e direciona os rumos da humanidade.
Leia abaixo a opinião de alguns pais sobre o evento:
“Foi muito importante assistir a apresentação das crianças, porque retrata exatamente o que vivemos nos dias atuais. Fiquei muito feliz com as ideias e atitudes das crianças, e espero que a gente consiga realmente mudar as coisas, porque o mundo precisa. E se os pais não colaborarem na educação dos filhos e na organização da vida das crianças, mais para frente vamos pagar um preço muito alto. Queremos sempre o melhor para todos, sempre progredindo e prosperando”.
Carlos Augusto de Oliveira Bueno
Pai da aluna Camilla Fonseca Bueno – 4º ano A
“Lindo! É muito importante eles viverem este projeto, do qual meu filho participa desde muito pequeno. Eu acho que ele sai diferente cada vez que ele participa, com novas ideias e isso é muito bom”.
Taíza Rocha Pacheco
Mãe do aluno Rafael Rocha Gomes – 9º ano A
“A apresentação foi fantástica, desde o projeto de elaboração das apresentações as crianças se empenharam muito, se dedicaram. E elas acabam apresentando um pouquinho do que elas querem para o mundo.”
Daniela Pocaterra Kamachi
Mãe da Luísa Sayuri – 2º ano A