Jardim, Pré I e Pré II
Na Educação Infantil do CNSD, as práticas pedagógicas têm como eixos estruturantes a interação e a brincadeira. É por meio dessas experiências que as crianças constroem conhecimentos, descobrem o mundo ao seu redor e se desenvolvem em relação consigo mesmas, com os colegas e com os adultos.
O brincar, elemento essencial da infância, favorece aprendizagens significativas e impulsiona o desenvolvimento integral. Nas interações que acontecem nesse processo, emergem importantes dimensões: a expressão de afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções, aspectos fundamentais para a formação humana.
Alinhados à BNCC, os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram às crianças condições para viver situações em que sejam protagonistas: ambientes que as convidam a explorar, experimentar, criar e enfrentar desafios. Assim, vão construindo significados sobre si, sobre o outro e sobre o mundo social e natural.
Nosso espaço é preparado para acolher essa etapa com todo o cuidado necessário: a Educação Infantil conta com entrada e saída próprias, garantindo um fluxo independente do restante do colégio, e todas as salas são climatizadas, proporcionando conforto e bem-estar diário.
Matriz Curricular
Na Educação Infantil, a matriz curricular do Colégio Nossa Senhora das Dores está estruturada a partir dos Campos de Experiência da BNCC, assegurando um percurso que integra desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor. O estudante vivencia aprendizagens ligadas a “Eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, em progressão entre Jardim, Pré I e Pré II. O objetivo é garantir que, já nos primeiros anos escolares, cada criança seja desafiada a explorar, criar e interagir, formando bases sólidas para sua vida escolar.
Materiais Didáticos








