Encontro com Arsenal da Esperança promoveu empatia e solidariedade entre os alunos do CNSD

Na manhã desta quarta-feira (10) o CNSD recebeu a visita do Padre Simone Bernardi,  representando o  Arsenal da Esperança, para conversar com os alunos sobre o trabalho desenvolvido pela entidade no Brasil e no mundo.

Seu fundador, Ernesto Olivero, nasceu em 1940 em Mercato San Severino, no sul da Itália. Em 1964, em Turim (cidade da região do Piemonte, no norte do país), junto com sua esposa Maria Cerrato e com um grupo de amigos, fundou o SERMIG – Serviço Missionário Jovens. O grupo nasceu movido por um “sonho”: eliminar a fome e as injustiças do mundo.

Com sua determinação, em 1983, Ernesto conseguiu que lhe fosse concedido o antigo arsenal militar da cidade de Turim – a primeira fábrica de armas da Itália – e o transformou em Arsenal da Paz.

Graças a sua grande amizade com o então Arcebispo brasileiro Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, foi inaugurado em 1996 em São Paulo, o Arsenal da Esperança, que até hoje vem fazendo um trabalho de imensa importância social, atendendo cerca de 1.200 pessoas em dificuldades, com abrigo, alimentação, escola profissionalizante e outras ações que visam oferecer acolhimento e uma oportunidade de recomeço aos que chegam à cidade sem destino certo e aos que vivem em total desamparo nas ruas, para que dignamente possam recuperar sua esperança na vida.

Para nossa Coordenadora da Pastoral Escolar, Irmã Rose, o encontro com o Arsenal da Esperança “foi mais uma oportunidade de proporcionar uma reflexão para que o aluno perceba que o mundo é bem maior do que o círculo no qual ele vive, além de desenvolver nele a sensibilidade, a solidariedade, a empatia para perceber a dor do outro. Mostrar que existem pessoas muito necessitadas de apoio moral e ajuda material, e despertar nossos alunos para essa grande virtude que é a caridade. No ano passado nós apoiamos a campanha da entidade que solicitou produtos de higiene pessoal e ficamos muito felizes com a resposta das famílias, que doaram um grande número de itens”.

A campanha para o Natal deste ano solicita meias, cuecas, chinelos tipo Havaianas e camisetas básicas, os itens podem ser novos ou seminovos em bom estado. As famílias que desejarem participar, podem entregar suas doações na Pastoral Escolar até o dia 30 de novembro.

Convidamos todos a prestarem mais uma vez a sua solidariedade em forma de doação.