A Pastoral Escolar é o olhar que contempla, expressa, concretiza e vivencia a mística e espiritualidade da confessionalidade cristã católica, bem como o carisma de Madre Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) – educadora de visão mundial que deu preferência às crianças, aos jovens, às mulheres e aos pobres.

Sala da Pastoral Escolar
Sala da Pastoral Escolar, inaugurada em 2023.


Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS)

O Colégio Nossa Senhora das Dores pertence à Província da América Latina e Caribe, unidade da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, fundada em 24 de outubro de 1833, na cidade de Neuburg Vorm Wald, na Alemanha. Madre Teresa, a fundadora, aspirava a unidade de todos em Deus e, assim, fundamentou a Congregação na Eucaristia, consagrando-a a Maria no espírito de simplicidade. A semente plantada na primeira metade do século XIX, hoje, produz incontáveis frutos por todo o mundo. As IENS – espalhadas pelos cinco continentes, juntamente com outros educadores – mantêm vivo o sonho de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas.

As divisões de nosso mundo, as crises sociais, econômicas e ecológicas de nossos tempos tocam e desafiam a Congregação e educadores a:

  • Responder às divisões e crises, com audácia e esperança;
  • Abraçar o diálogo como modo de vida;
  • Viver de modo mais simples, responsável e sustentável uns com os outros e com toda a criação;
  • Intensificar esforços para testemunhar a unidade;
  • Direcionar recursos e ações para a educação que transforma;
  • Aprofundar as dimensões contemplativas e proféticas, fundamentando tudo o que somos e fazemos, no amor de Deus Trino.


Campos de ação

Espiritualidade
A vivência e o cultivo da espiritualidade é fonte harmonizadora da vida e das relações. Neste sentido, o anúncio e práxis buscam sempre integrar fé e vida. A Pastoral Escolar no CNSD procura manter viva a espiritualidade cristã, bem como o carisma de Madre Teresa em toda a comunidade educativa, para que seja um lugar de acolhida, respeito, unidade, fraternidade, solidariedade. As orações, celebrações, missas, festas litúrgicas e catequese são, também, momentos privilegiados de ação pastoral.

Formação e convivência
São momentos de reflexão e formação, a partir de diferentes temas, os quais favorecem o crescimento, tanto individual como comunitário. Expressam-se, fundamentalmente no contexto da Campanha da Fraternidade e nas manhãs e ou tardes de formação e convivência, nos quais ocorre a integração entre todos os alunos deu uma turma ou segmento.

Ações solidárias
São ações concretas e contínuas voltadas às crianças, jovens, idosos e famílias carentes do entorno do CNSD. No seguimento de Jesus, testemunhamos a sua palavra: “Tive fome e destes-me de comer, tive sede e destes-me de beber, era estrangeiro e hospedastes-me, estava nu e vestistes-me, adoeci e visitastes-me; estive na prisão e fostes ver-me.” (Mt 25:36). Ao longo do ano letivo, as ações solidárias manifestam-se especialmente nos projetos “Páscoa solidária”, “Vivenciando Ensinamentos Bíblicos e Espiritualidade”, “Celebrando e Partilhando o Natal”, além da atuação do Grupo Shalom do CNSD.


Rede Shalom

Shalom é a rede internacional da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora para a Justiça, Paz e Integridade da Criação. O termo hebraico shalom expressa, eloquentemente, o fruto do trabalho por justiça. O significado bíblico indica uma ação dinâmica para restaurar todas as coisas levando-as à sua integridade original, consigo e com toda a criação. Expressa o desejo do Salmo 85 de que a bondade e a verdade se encontrem e que a justiça e a paz se abracem.

No CNSD, o grupo formado por alunos e professores está em permanente sintonia com a rede e busca assumir que levem à reconciliação, solidariedade com os oprimidos, promoção da dignidade humana, colaboração com movimentos ecológicos para salvaguardar a terra. Os integrantes grupo Shalom CNSD se comprometem a promover a cultura da vida, a trabalhar contra: a violência, a manipulação da verdade, os ataques à família, a desumanização da mulher e o abandono de crianças.


Capela: espaço sagrado

É um lugar privilegiado de reflexão, oração, meditação, celebração e propicia sintonia com Deus, com a humanidade e com o planeta, enfim, com sua própria vida. A capela tem a presença permanente da Sagrada Eucaristia e está aberta todos os dias para quem desejar fazer sua oração.


Nossa Senhora das Dores
Padroeira do nosso Colégio

A devoção a Nossa Senhora das Dores, comemorada em 15 de setembro de cada ano, tem origem na tradição que conta o encontro de Maria com seu filho Jesus, a caminho do Calvário. Ao ver o amado filho carregando a pesada cruz, torturado e sofrido, coroado de espinhos, a dor da Mãe de Deus foi tão profunda que nos faz refletir até hoje sobre as nossas próprias dores. Nos primórdios da Igreja, a festa era celebrada com o nome de Nossa Senhora da Piedade e da Compaixão. No século XVIII, o papa Bento XIII determinou, então, que fosse denominada Nossa Senhora das Dores.

O nome “Colégio Nossa Senhora das Dores”, no contexto da instalação do de 1947/48, foi escolhido por três motivos:

1. Como nossa Madre Geral, Maria Almeda, é uma grande devota de Nossa Senhora das Dores, devia ser esta homenagem à Maria Santíssima, Mãe das Dores, uma respeitosa atenção à nossa Madre Geral e uma ação de graça pelo seu restabelecimento depois de grave doença.
2. Em segundo lugar, quero que esta casa seja para as Irmãs uma viva lembrança da oração que os membros da nossa Congregação dirigem diariamente à Mater Dolorosa para alcançar a graça da conservação e atividade da nossa Congregação, da fidelidade e perseverança de seus membros.
3. Sendo, afinal, a casa situada na paróquia Nossa Senhora das Dores, foi este o título que nos levou mais perto ao coração do povo católico desta região.

Veja algumas imagens da celebração de coroação de Nossa Senhora das Dores, realizada em 2025: