A tabela a seguir foi elaborada a partir do conteúdo constante em diversas cartas escritas por Madre Teresa de Jesus Gerhardinger (coluna “Original”) e da interpretação realizada para uma leitura de contexto, na atualidade (coluna “Missão hoje).

ORIGINAL

MISSÃO HOJE

Firmeza e compreensão Firmeza e compreensão
A pessoa humana, desde cedo, deve desenvolver posturas de ordem e moderação, de trabalho e luta, assim será capaz de enfrentar as dificuldades de sua vocação e as contrariedades da vida (Carta 728). A finalidade da educação das IENS é ajudar o estudante a aprender a pensar, aprender a aprender, aprender a duvidar de sua própria dúvida e respeitar e acolher as adversidades intelectuais, culturais, étnicas, religiosas e de gênero, pois há várias formas de se ser, pensar e estar no mundo.
Ternura e humildade Ternura e humildade
Quem se propõe a educar necessita cultivar a confiança em Deus, ser meigo e sem soberba, trabalhar com amor compassivo, paciência e humildade (Carta 732). No repensar do nosso fazer educação, deparamo-nos com a fragmentação das ciências que acabam por anular a noção de vida e a noção de homem.  O trabalho educativo não tem conseguido revelar o homem, mas dissolvê-lo em estruturas. É importante resgatar a ação educativa interdisciplinar, que favorece o diálogo entre as ciências, facilitando a compreensão e a intervenção crítica e ética da realidade.
Paz de Espírito Paz de Espírito
A Paz é o resultado de uma espiritualidade sólida, simples e evangélica (PE). Num mundo tão competitivo como é o nosso, urge um trabalho pedagógico que esteja comprometido tanto com o desenvolvimento cognitivo quanto com o desenvolvimento socioemocional e religioso, que assegure a internalização de valores espirituais e morais.
Preparo Intelectual Preparo Intelectual
Dá-se grande valor ao preparo intelectual do educador, pois, tal como o semeador, ele não sai ao campo de mãos vazias. É necessário aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento, para aprofundar a formação do espírito e do coração (Carta 268 e 714). A formação continuada de professores, atualmente, é mais que um direito, é uma necessidade, pela mutabilidade das coisas e pelo surgimento de novos conhecimentos, mas, fundamentalmente, pela necessidade de se intervir qualitativamente junto ao estudante, problematizando os conhecimentos, os saberes, as ideias, as experiências, favorecendo seus sentidos e significados e auxiliando no desenvolvimento de sua condição espiritual.
Espírito de serviço Espírito de serviço
Na missão de educar, deve-se ter como ideal o de servir, preparando-se cuidadosamente, zelando pelo ensino e pela educação, com paciência, compreensão e carinho. Isso requer completa entrega do educador ao serviço do Reino de Deus (PE). A educação nas IENS assume a docência como prática testemunhal, na busca da coerência entre o que se diz e o que se faz.
Alegria Alegria
Confiante na graça de Deus, o educador cultiva a jovialidade de espírito e a alegria do coração. Com o rosto alegre e com dignidade, devem os educadores aparecer diante dos educandos (Cartas 64 e 714). Considerando que a alegria é um sentimento de contentamento, é força misteriosa que move, une e impulsiona para além do aqui e agora, ela é peça chave na relação pedagógica e educativa, pois ela ”não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca” (FREIRE, 1998, p.160). E a relação pedagógica não pode dar-se fora da procura, fora da alegria e da esperança.
Ensino e educação Ensino e educação
Tenha-se a profunda convicção de que a simples transmissão de conhecimentos não tem valor. A verdadeira educação é aquela que humaniza e transforma (Carta 1215). É tempo de ligação, de se estabelecer relações, o problema não é abrir as fronteiras entre os componentes curriculares, mas transformar o que gera essas fronteiras em princípios organizadores do conhecimento. Aí teremos um bom caminho em direção à educação que “humaniza e transforma”.
Escola para a vida Escola para a vida
Queremos preparar o educando para uma vida digna e de qualidade. O nosso ensino deve educar pela solidez e exatidão, para justiça, solidariedade e transcendência (Carta 144). As escolas das IENS são espaços de evangelização e têm como finalidade a Educação Evangelizadora. Essa educação “busca a conversão do homem total, não só no seu ‘eu’ profundo e individual, mas também no eu periférico e social, orientando-o radicalmente para a genuína liberdade cristã; o que torna o homem acessível à plena participação no Mistério de Cristo ressuscitado, isto é a comunhão filial com o Pai e a comunhão fraterna com todos os homens, seus irmãos” (PUEBLA, p.1026).
Educação personalizada Educação personalizada
Em oposição à assim chamada educação coletiva, a índole e as necessidades de cada educando em particular, sejam inteligentemente estudadas e aproveitadas como base de uma educação eficiente. Isto é a coroa de todo o trabalho educacional (EE). A leitura deste princípio hoje se traduz, em nosso novo modelo curricular, através do                respeito aos estágios do desenvolvimento do pensamento e da internalização de valores       dos estudantes, em cada etapa de sua escolaridade, com olhar atento a todos e cada um.
Educação para todos Educação para todos
O amor de Madre Teresa pertencia em primeiro lugar aos pobres, às crianças, aos jovens, aos órfãos e aos marginalizados, aceitando os lugares nos quais as irmãs fossem chamadas, tanto nos lugares pequenos e modestos quanto nos mais abastados, práticas seguidas ainda hoje (Carta 1250). Deem preferência aos necessitados, pobres, sejam estes pobres de bens, de dotes intelectuais, ou pobres de boa vontade (Cartas 728,738, 1250). Nosso compromisso Institucional é a formação cristã, por meio do desenvolvimento da consciência crítica cristã, do exercer corretamente a liberdade, do vivenciar a fraternidade e a solidariedade com todos, mas, principalmente, com os mais necessitados. A educação das IENS quer preparar todos os estudantes para a participação consciente na sociedade. Mais do que conhecimento e informações, nossa missão é ajudar os estudantes a se situarem pessoal, cristã e criticamente frente ao mundo em que vivemos, a desenvolverem suas capacidades e habilidades para serem agentes de transformação.
Ensino de habilidades Ensino de habilidades
A Congregação, desde sempre, deu muito valor aos trabalhos manuais, industriais, artísticos e à música, devido ao seu valor prático e pedagógico. Este ensino ainda hoje, recebe um cuidado especial, que, bem dirigido desenvolve nos educandos, organização, perseverança e paciência; educa-os a serem aplicados e habilidosos nos empreendimentos da vida (Carta 61 e 144). No trabalho da pedagogia de Madre Teresa, nos dias atuais, temos como necessidade o desenvolvimento das diferentes formas de expressão como a oralidade, a escrita, as artes plásticas, cênicas, música, entre outras, no desenvolvimento da rotina do trabalho pedagógico em todos os componentes curriculares, pois as diferentes formas de expressão ajudam o estudante a descobrir quem é e o que quer vir a ser.  Ajuda no autoconhecimento e, por consequência, a fazer escolhas conscientes.
Educação libertadora Educação libertadora
Adota-se como princípio formar uma personalidade autônoma e interdependente. Os educadores orientam o ensino e o trabalho, mas aos que aprenderam a caminhar, a esses não tutelam (EE). Nossa proposta educacional não é neutra, na sua origem e na sua finalidade que estar a serviço do Reino de Deus e desencadear práticas verdadeiramente evangelizadoras. Por mais que nossa realidade esteja contaminada por interesses ideológicos que a permeiam, o trabalho educativo deve “converter o educando em sujeito, não só de seu próprio desenvolvimento, mas também a serviço da comunidade, educando para o serviço” (PUEBLA,1968, p.1030); por isso, as ações pedagógicas devem ser intencionalmente contextualizadas e problematizadas.
Desenvolvimento Integral Desenvolvimento Integral
O educando é incentivado a conservar e preservar a saúde, a desenvolver suas capacidades potenciais, a cultivar hábitos de cortesia, de respeito, de civilidade, de cidadania, de bons princípios morais e éticos baseados numa espiritualidade equilibrada. Mens sana in corpore sano (Carta 239). Oferecer as crianças e jovens múltiplas oportunidades de aprendizagem, por meio da ampliação do acesso à espiritualidade, à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia é nossa meta nas IENS.

O grande desafio hoje é dar um salto de qualidade para garantir que a ampliação do tempo na escola e em outros espaços estratégicos tenha um impacto na aprendizagem das nossas crianças e adolescentes. A ampliação do tempo deve implicar na ideia de desenvolvimento integral. Isso implica, necessariamente, um compromisso com a educação que cumpra sua função sociocultural, permitindo que nossos estudantes conheçam o mundo em que vivem e compreendam suas contradições, possibilitando assim, uma educação realmente transformadora em nível individual e coletivo.

A intencionalidade é oferecer uma agenda de educação integral articulada as políticas institucionais da REDE IENS, que contribuam para a diversidade e riqueza de convivência.

Nessa nova configuração, o território da educação das nossas escolas expande-se para além de seus muros, alcançando o seu entorno, as comunidades e a cidade em suas múltiplas possibilidades educativas.

Unidade na diversidade Unidade na diversidade
Baseados na pedagogia de Jesus Cristo e na prática de Madre Teresa e de seus inspiradores que todos sejam um, mantendo a unidade, mesmo conhecendo e acolhendo a diversidade, procuramos uma visão comum de educação, conforme diz Santo Agostinho: Unidade na diversidade, liberdade no permitido, em tudo, porém, caridade! (PE) A REDE IENS é una, embora as escolas da Irmãs Escolares de Nossa Senhora sejam muitas. O crescimento da rede impõe que se estabeleça algumas diretrizes balizadoras do trabalho educativo, para que se garanta a identidade educativa institucional da Rede, sem perder a singularidade regional e particular de cada unidade.
Valorização do tempo Valorização do tempo
Apreciá-lo como parte da vida, não o desperdiçar, sendo necessário que haja equilíbrio entre o tempo de trabalho, de oração, de lazer e de repouso (Carta 714). O tempo é fator importante na edificação dos saberes. A pedagogia das escolas das IENS tem que estar atenta a diferentes estilos de aprendizagens dos estudantes, distintas percepções e ritmos de aprender. O tempo de um não é o tempo do outro, não aprendemos todos ao mesmo tempo e do mesmo jeito. É preciso assegurar tempo para conhecer, tempo para analisar, julgar, criticar e tempo para agir, fazer e refazer.
Testemunho do educador Testemunho do educador
O educador dá testemunho pelo seu ser e agir, sendo ponto de referência para os educandos, num mundo que carece de modelos autênticos (Carta 714). É preciso que o professor compreenda e assuma, na sua maneira de ser e agir, os princípios institucionais e suas implicações na prática educativa. O professor, como disse Paulo Freire, é modelo para o estudante porque educa também pelo exemplo, pelo testemunho, como referia Madre Teresa.
Mansidão Mansidão
O educador deve ser agraciado e abençoado com especial mansidão, humildade, amor e talentos, porque a educação exige dele sacrifícios (Carta 64). Educador acolhedor tem a tarefa docente de ensinar os conceitos e conteúdos da mesma forma que ensina a pensar certo. Assim, deve ensinar a pensar a vida, isto é, ensinar a não estarmos demasiados certos de nossas certezas. Conhecedor do conhecimento existente em sua área de atuação, os professores devem estar abertos e aptos à produção de conhecimento ainda não existente.

A partir dos fundamentos apresentados é que a Rede de Escolas das IENS, no Brasil, busca preconizar uma educação transformadora – como foi o ideal de Madre Teresa de Jesus Gerhardinger – por meio do tratamento humanizado dos conteúdos. Ainda, a promoção para a paz destaca-se como uma das principais ações desenvolvidas pelas IENS na atualidade e é merecedora de destaque para conhecimento e reflexão.