CNSD 100% conectado!

O CNSD inicia 2020 como um colégio 100% conectado. Em meados de 2019, a direção encaminhou estudos, junto ao Setor de Tecnologia da Informação, e desenvolveu, em parceria com a empresa Assistec Telecomunicações, um projeto para a nova estrutura de rede, que contempla todos os departamentos e espaços do colégio.

Segundo José Eugênio, do departamento técnico da Assistec, “foi executado um cabeamento estruturado, com uma infraestrutura totalmente separada do cabeamento elétrico e outros equipamentos, interligando todos os andares através dos switchs Gigabit. Também foram instaladas 15 antenas em pontos específicos do colégio, para uma melhor cobertura do sistema de Wi-Fi”.

Nos ambientes internos e externos como salas, corredores, pátio e cantina, foram implantadas estruturas de rede com tubulação externa galvanizada e novo cabeamento.  A sala de T.I. abrigará o servidor que controla todo o tráfego de rede e, em cada andar, foi instalado um rack.  Com isso, o profissional responsável obterá o controle de todo o ambiente de internet do colégio.

Para Caio Belegi, analista de T.I. do CNSD, “com este investimento haverá um ganho significativo em performance de internet, velocidade de leitura de gravação de dados, backup no servidor físico e na nuvem, além do uso das novas tecnologias na aprendizagem, pois a maioria dos sistemas de ensino oferecem plataformas digitais”.

Belegi também destaca que a nova rede permitirá o controle de acesso dos colaboradores, alunos e visitantes, com informações sobre a banda de internet que está sendo consumida, quantos usuários estão logados no Wi-Fi, permitindo, inclusive, limitar e bloquear acessos ou conteúdos inapropriados.  “Os visitantes receberão um voucher após realizarem cadastro na Recepção. Com esse voucher, poderão se conectar ao Wi-Fi e ter acesso à internet por até oito horas, mas somente nas dependências do CNSD. Se alguém tentar se conectar a mais de um dispositivo, automaticamente o voucher será bloqueado”, completa.

Nosso Diretor-geral, Prof. Elton Frias Zanoni, falou sobre o investimento realizado: “queremos uma escola 100% online, entendendo que isso é condição sine qua non para projetar a inovação. O investimento que o CNSD realizou nestas férias, com a nova rede de internet, será muito significativo para nossa comunidade educativa no decorrer dos próximos anos. Todos os centros de ensino, mundo afora, têm a necessidade de adequação às perspectivas de trabalho educativo e organizacional online, possibilitando o uso estável, seguro e gerenciado de ferramentas digitais em todos os seus espaços, com ou sem fio. Portanto, avaliamos o trabalho empreendido como ponto de partida – um alicerce, em outras palavras – para o alinhamento às necessidades do mundo atual e à possibilidade de projetar um futuro de concreta inovação em educação, oferecendo conexão de qualidade e monitorada para fins educativos, em um ambiente com as proporções do CNSD”.